23-02-2010 19:53

PLANOS PARA CONSTRUIR UM GAIOLA HOSPITAL. É SIMPLES MAS FUNCIONA

PLANOS PARA CONSTRUIR UM GAIOLA HOSPITAL. É SIMPLES MAS FUNCIONA.

 


O factor de aquecimento é feito poruma lampada caseira de 40w  poderá ter de

experimentar com lampadas de diferentes watts para ter a temperatura certa,usando a

gaiola vazia. 3 buracos abertos em cada lado  permite que o ar quente escape por eles.

Abrindo ou fechando alguns dos 6 buracos controlaremos a temperatura dentro da

gaiola.  Deverá ter um termometro interno para saber a temperatura certa e não tostar a ave.

 

MATERIAL QUE PRECISARÁ PARA O PROJECTO

MADEIRA

1cm Pinho e outra de 0,5. O,25 x 0,25 Madeira fina((ripa). 0,5 x 0,5 Madeira fina (ripa).

HARDWARE

1 bocado de fio electrico. 1 casquilho. 1 ficha electrica.
1 bocado de rede fina. 1 dobradiça média. 1 peça de vidro ou acrilico.
1 bocado de fita isoladora autocolante,1 bocado de papel de aluminio.
1 termometro, 1 pote de sementes, 1pote de agua, cola branca de madeira

CORTES DE MADEIRA

1cm Pinho

TOPO

CORTA 1 - 41 X 16cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

1cm Pinho.

LADOS

CORTA 2-

41 X 16cm

Estes 2 lados necessitam de um corte de …. Para receber o vidro. Lixa os lados com lixa fina de madeira .

1cm Pinho.

FUNDO

CORTA 1-

39 X 15cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

1cm Pinho.

FRENTE

CORTA 1-

39 X 12cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

0,5 cm Pinho.

TRASEIRA

CORTA1-

41 X 41cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

Letras para a montagem. A&B, lados. C, fundo. D, Topo. E, Frente. F, Chão

         

 


Corte de madeira para o interior

1cm Pinho

chão

Corta 1-

30cm x15cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

¼" x ¼" rede

rede

Corta 1-

39cm x 15cm

Corte as pontas soltas

0,5 madeira fina

beira

Corta 2 -15cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

0,5 madeira fina

beira

Corta 2- 39cm

Lixa os lados com lixa fina de madeira

1cm de madeira

poleiros

Corta 2- 14cm

Cabos de colher de pau

 

O CHÃO

Quando cortar a rede certifique-se que cabe facilmente mas não mt preso pois terá de levantar para limpeza ou mudar a lampada. Como pode ver na foto a madeira é centrada na rede pra haver uma abertura em ambos os lados para o ar quente fluir.
O chão tambem evita que a água e os dejetos da ave não caiam na luz e evita tb que a ave se queime nas patas. Tb evita a propagação da luz.

Isto é o chão aparfuzado á rede para o meter no sitio. Eu coloquei um bocado de papel de aluminio entre a lampada e a madeira para evitar que esta queime. Na proxima foto ve-se como a rede encaixa na perfeição no lado da caixa.

Agora que o chão está feito precisamos de medir a espessura do chão. Pra que o chão pouse solto com a frente  ( E ) precissamos marcar uma linha dentro e á volta da caixa da grossura do chão do cimo da frente a toda a volta.Apartir desta linha colaremos ripas a toda a volta para que a placae a rede assente livremente para poder ser levantada .

Agora precisa de colocar o casquilho o mais centrado possivel no fundo da caixa. Agora que tem o centro tb precisamos que a lampada fique a meio do chão e o fundo . Faça as ligações e fure um buraco para o fio electrico sair.Não se esqueça de forrar a papel de aluminio todo o fundo.

Os toques finais

Faça uma porta num lado da caixa com um tico tico. Isto é para colocarmos a aves, comida e a água.Marque da frente 2,5 cm e 8,90 do cimo. A porta em sí terá 12 cm de altura por 10 cm de comprimento. Coloque a dobradiça media na parte de traz para a frente para não furar a ranhura do vidro. E coloque um trinco.

Agora a ventilação. Do topo da caixa marque 2 cm para baixo nos 2 lados da caixa. (A&B) e marque uma linha da lada a lado para podermos furar 3 buracoa ao logo da linha. Mantendo longe da frente para que a broca não danifique a ranhura do vidro.

Agora os poleiros. Faça 2 buracos na parte de tras da caixa devidamente alinhados a um distancia de 13 do chao de rede e de 8 dos lados e aparafuze os poleiros. Coloque um pouco de cola branca de madeira. (dois cabos de colher de pau).

Finalmente leve a sua caixa a um vidraceiro para ele lhe cortar um vidro anti-reflexo que caiba nas ranhuras e deslize para cima e para baixo facilmente.Convem o vidro ser mais alto que a caixa 2 ou 3 cm par podermos agarrar nele melhor.
Agora coloque a fita isoladora na beira de cima ( E ) para selar o vidro á madeira mantendo o calor dentro da caixa.

Agora é só pintar ou envernizar conforme o gosto pessoal.

 
     

 

COMO USAR E REGULAR A GAIOLA

A gaiola hospital é uma peça importante a qualquer criador.Não tem muitos custos a fazer ou pode comprar numa loja da especialidade.
Afine a sua gaiola hospital antes que alguma das suas aves fique doente.Assim quando precisar só precisará de colocar a ave lá dentro e ligar.Se uma ave doente receber  calor assim que detectada alguma doença, exiten fortes possibilidades de que sobreviva. Em alguns casos basta só o calor para curar as aves.A  temperatura certa para uma gaiola hospital é entre os 27 e 30 graus celsius.temperatura.

PREPARAR A SUA GAIOLA HOSPITAL.


1. Enquanto regula a sua gaiola (Não coloque uma ave dentro)
2. Coloque uma lampada de 40W e ligue.
3. Coloque a rede de volta ao sitio e meta lá dentro um bom termometro, feche o vidro.
4. Certifique-se que os 6 buracos estão aberto dos lados da gaiola.
5. Devido á gaiola estar fria e parada á muito tempo( ou contruida á pouco). Deixe ligada pelo menos 3 quartos de hora para nos dar uma leitura mais precisa do termometro.
6. Se dentro da gaiola a temperatura passar dos 27 a 30 graus celcius. Use então uma lampada com menos watts.
7. Se dentro da gaiola a temperatura não chegar aos 27 a 30 graus celcius. Então comece a tapar um buraco e deixe por 10 minutos, se a temperatura ainda estiver aquem dos graus necessários repita o processo tapando outro buraco até que consiga manter a temperatura correcta.
8. Agora a gaiola hospital está pronta. Desligue a luz. A regulação da gaiola está feita. Quando tiver uma ave doente é só lá coloca-la e ligar a luz.

 (Qd em uso vigia a temperatura)

Dicas uteis

Coloque a ave doente na gaiola hospital,mas não ligue logo a luz . Meta a ave na gaiola fria e só depois ligue a lampada, para assim a ave doente e  a gaiola aqueçam simultaneamente.Se colocar a gaiola logo em alta temperatura, a ave ficará muito stressada. Há que evitar uma mudança brusca de temperatura  na ave.Depois  de fazer o tratamento á áve na gaiola hospital, deve gradualmente reduzir a temperatura da gaiola para a temperatura da divisão onde a gaiola se encontra, no fim transfira a ave para outra gaiola  na mesma divisão por mais uns dias. Dá-mos um  bom tonico alimentar para ajudar a voltarmais depressa á sua saude normal. Observe a ave durante esse tempo e se estiver satisfeito com a sua vivacidade tranfira-a de volta para o sitio dela, mas atençaõ continie a observa-la , para ver se se adapta beme ter a certeza 100% que a doença passou.é muito importante limpar e desinfectar a fundo de cada vez que a usa.  Quando usa a gaiola, não se esqueça de ter sempre água limpa disponivel á ave, para que esta não desidrate com o calor e que tenha sempre sementes tonificadas  disponiveis e limpas. Certifique-se sempre que a ventilação (buracos) estão abertos para permitir ao ar quente saia e deixe entrar algum fresco tambem.

 

 

 

 

 

Esta gaiola hospital é agora mais segura que nunca graças aos viveiros de repteis com aquecimento controlado, com um high-tec termostato que é tão exacto e simples que cabe na nossa gaiola hospital, existe 3 fios:
1, Principal com a ficha electrica. 2, Aquecedor ,isto é onde se liga a luz da gaiola hospital.
3, Sensor:  meta isto dentro de 1 dos buracos do topo da gaiola hospital e já tá!!
Estes  termostatos vem com diferentes potencia, quanto mais potentes (watts) mais custam, voçe só precisará do mais pequeno, logo o mais barato, este é o de 100watt para a sua lampada de 60 wats da sua gaiola hospital serve perfeitamente. (Reptile Thermostats)

 

   

 

     
 
 
     
     

 

 

—————

Voltar


Contatos

Marcos Gil Gomes

Fiscal - Amares

960499569